PREFEITURA ALERTA SOBRE E-MAILS COM COBRANÇAS IRREGULARES
- 10/06/2025
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"Situação foi detectada depois que empresas locais contactaram o Governo Municipal. Se você também recebeu um e-mail suspeito não clique em nenhum link e procure o CAC"
Matéria: ASSESSORIA DA PMCL
A Prefeitura de Campo Largo, por meio do Departamento de Rendas Mobiliárias, que está vinculado a Secretaria Municipal da Fazenda, alerta sobre um golpe que está sendo aplicado e tem como alvo empresas do município.
Embora afirme que o beneficiário é o Município de Campo Largo, a ausência de diversos dados, tanto da Prefeitura quanto da empresa, indicam se tratar de uma fraude. Contudo, ainda mais importante é o fato de a pasta não enviar notificações por e-mail.
Essa forma de contato é utilizada apenas quando solicitada pelos munícipes e para complementar outras notificações. Nesses casos, a Secretaria envia em anexo o documento de notificação assinado, com a explicação de como a empresa ou o cidadão podem verificar sua veracidade.
Autenticidade - O Portal de Autoatendimento da Prefeitura de Campo Largo conta com o recurso de verificação do código localizado no rodapé de cada relatório emitido pelo sistema IPM.
Ao gerar um extrato de débitos, por exemplo, esse código aparece no final da página do relatório. No caso das guias, não é emitido um código de autenticidade, mas a sua autenticação pode ser feita utilizando o número do código de barras ou a linha digitável.
Para realizar a verificação, basta acessar a página disponível neste link e em seguida selecionar a opção correspondente ao documento e inserir o código exibido.
Comunicação digital - A Prefeitura informa ainda que, desde novembro de 2024, implementa uma nova forma de comunicação digital com a população. É o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), um portal de serviços e comunicações eletrônicas já disponível dentro do sistema IPM utilizado pela Prefeitura de Campo Largo. A adesão deve ser feita pelos contribuintes, via mensagem automática a quem faz o login, e à medida que as pessoas físicas e jurídicas forem aderindo a este ambiente online seguro, a comunicação eletrônica irá se tornar a forma oficial de troca de informações, válida para assuntos tributários e não tributários, no âmbito da Administração Pública Municipal. Mas este processo está em fase inicial.
Segundo a Diretora de Arrecadação, Patrícia Sapelli, outra forma de contato com o cidadão é o WhatsApp. Porém, é importante notar que as mensagens são enviadas pelos canais oficiais do departamento, que além de seus nomes, trazem o brasão da Prefeitura e utilizam apenas os seguintes números:
Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI): (41) 3291-5167;
Departamento de Rendas Mobiliárias (DRM): (41) 3291 5168;
Departamento de Controle da Dívida Ativa: (41) 3291 5163.
O que fazer? - A primeira coisa que os empresários locais precisam verificar é o endereço de e-mail do remetente. Os e-mails oficiais do sistema utilizado pela Prefeitura Municipal terminam com “@campolargo.pr.gov.br”, então o que for diferente disso é oriundo de outro sistema. Também não clique em links suspeitos para baixar arquivos. Eles podem conter vírus e comprometer seus dispositivos.
A Prefeitura de Campo Largo pede cautela com um e-mail dessa natureza e solicita a quem receber que comunique imediatamente o canal de Denúncias da Ouvidoria Geral, clicando aqui.
Compartilhe esta mensagem e ajude a prevenir esse golpe.
09/06/2025